Artigo LGPD

Jean Daher - CEO

VOCÊ CONCORDA COM NOSSOS TERMOS DE USO?

Há pouco mais de dois anos, quando começamos a falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), este era um assunto ainda restrito a rodas de discussão entre profissionais de TI e advogados. Aos poucos, a nova lei ganhou espaço e virou tema de palestras, debates e artigos. Mas quando finalmente entrou em vigor no Brasil, em setembro de 2020, a pandemia da Covid-19 ocupava nossas atenções. Resultado: mais de 70% dos consumidores brasileiros não estão cientes ou desconhecem totalmente as normas e práticas de proteção de dados.

 

Em conversas com empresários e amigos empreendedores sobre o assunto, tenho me preocupado como muitos ainda enxergam a lei apenas como uma imposição jurídica. Não vejo assim. A LGPD vai muito além disso. É uma ferramenta de proteção que pode fazer toda a diferença no relacionamento com o cliente. Uma decisão que transcende a imposição legal e ratifica o comprometimento da marca com todos os seus players. 

 

Se por um lado o objetivo é determinar regras para a coleta, armazenamento, processamento, tratamento e compartilhamento dos dados pessoais, por outro, a LGPD nos coloca em um novo patamar de lisura e boas práticas que atestam nossa transparência. A lei não permitirá mais situações de má utilização de dados e deixa o Brasil em pé de igualdade com outros países que há tempos assumiram regras bem definidas sobre o assunto. 

 

Claro, assim como qual qualquer lei, a LGPD impõe penalidades legais para quem não seguir suas orientações. Mas não pretendo elencar os detalhes das punições. Até porque, ainda há tempo para se adequar: as multas e sanções da lei só serão aplicadas a partir de agosto deste ano.  Parece muito, mas não há tempo a perder! 

 

Se você ainda não deu nenhum passo, busque ajuda especializada para garantir que nada fique de fora daquilo que é exigido pela lei, resguardando completamente a sua empresa. Mas lembre-se que tão importante quanto as ferramentas e processos que serão usados para se adequar e garantir excelência na implantação das regras impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados, são as pessoas que nos cercam diariamente que farão toda a diferença neste momento. 

 

Como empresário e gestor de uma empresa há mais de 20 anos, aprendi na prática que são os profissionais que você tem ao seu lado que guardarão os seus valores em momentos como este. Transparência, ética, compromisso com o cliente. Um negócio que é alicerçado por princípios como estes está preparado para assumir e cumprir uma lei como a LGPD. 

 

Você pode até não concordar os novos termos de uso. Mas esteja certo de que não será mais possível nos furtarmos dos impactos que as regulamentações de privacidade vão impor à nossa rotina. Por isso, cabe a cada gestor, empresário ou empreendedor decidir como fazer disso uma oportunidade para estar ainda mais próximo do seu cliente, crescendo e alcançando novos resultados.

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